sexta-feira

TUDO O QUE PRECISA SABER SOBRE ANTENAS E TELEVISORES TDT

Até aos dias de hoje temos visto as emissões de televisão em analógico, ou seja era necessário cada estação emissora ocupar uma determinada frequência para emitir o seu sinal. A tdt por sua vez ocupa apenas uma frequencia para emitir todos os canais, visto serem codificados e compactados  para digital através do padrão de compressão MPEG-4/H.264.

 Com a televisão digital terrestre(tdt) irá haver um maior aproveitamento do espectro radio eléctrico, libertando assim várias frequências para serem utilizadas para outros fins, e foi esta a razão que a união europeia deu para que todos os países até 2012 migrassem os serviços de emissão para a tecnologia digital.

Uma das grandes vantagens da tdt será  o guia electrónico de programação, através do qual será possível aceder a várias informações sobre a programação: horário de programas, tempo de duração, nome, descrição, género e classificação etária.

      
Em Portugal foi lançado um concurso pela ANACOM, concurso este que a PT TELECOM venceu, e instalou toda a infra-estrutura necessária para fornecer o serviço de tdt aos portugueses.

Para receber o sinal digital terrestre é necessária uma antena que consiga uma boa captação da banda UHF, para tal existe uma vasta oferta no mercado, começando pelas mais baratas logarítmicas, que podem ou não já ter a ficha f na ponta da antena, poupando assim muito trabalho ao instalador:
fig1:antena logarítmica


   fig2: antena UHF













Tendo a antena instalada, é necessário proceder á medição do sinal, é preciso ter em conta o factor potência e qualidade, a qualidade tem muito haver com o sitio geográfico, a potência, a qualidade da antena e aparelhos de amplificação, principalmente se vai haver grandes distancias de cabo a serem percorridas.

É sempre melhor pedir a um técnico que instale a antena pois este está munido de equipamentos profissionais para fazer a medição do sinal.

Caso a potência seja baixa irá sempre ser necessário recorrer aos amplificadores de mastro ou de vivenda.
                                                                                                                         fig3: amplificador de mastro para antenas tdt(é necessário usar em conjunto com uma fonte de alimentação de 12V)
fig4: amplificador de vivenda

No fim de termos o sinal tdt, nos sítios da casa pretendidos, com qualidade e potência já podemos instalar os aparelhos á nossa vontade

Para quem já possui uma televisão equipada com descodificador MPEG-4/H.264, basta aceder ao menu e sintonizar a televisão no canal 56, canal onde o sinal tdt será emitido, a televisão fará a busca automática e instalará os programas.

Quem tiver televisões mais antigas (anteriores a 2009), terá de comprar um descodificador para cada aparelho, se por acaso for dono de um hotel com muitas televisões não há motivo para pânico, existem soluções que rondam os 1000 e poucos euros que fornecem o sinal tdt para um edifício completo sem necessidade de usar as set-up-boxs. Instalar estes aparelhos é bastante simples, ligar o cabo da antena onde diz RF IN, usar um cabo SCART(euroAV, 21pins) para liga a tv e fazer a pesquisa de canais. ter em atenção que existem muitas diferenças nos aparelhos é preciso que estes sejam totalmente compatíveis com MPEG-4/H.264 HD (1920x1080i), caso contrario  não irão funcionar em emissões HD
fig5: set-up-box

Para mais informações entre em contacto:
Tel: 262921512