quinta-feira

O que é a Energia solar


Energia solar é a designação dada a todo tipo de captação de energia luminosa, energia térmica (e suas combinações) proveniente do sol, e posterior transformação dessa energia captada em alguma forma utilizável pelo homem, seja directamente para aquecimento de água ou ainda como energia eléctrica ou energia térmica.
No seu movimento de translação ao redor do Sol, a Terra recebe 1 410 W/m² de energia solar, medição feita numa superfície normal (em ângulo reto) com o Sol. Disso, aproximadamente 19% é absorvido pela atmosfera e 35% é reflectido pelas nuvens. Ao passar pela atmosfera terrestre, a maior parte da energia solar está na forma de luz visível e luz ultravioleta.
As plantas utilizam directamente a energia solar no processo de fotossíntese. Nós usamos essa energia quando queimamos lenha ou combustíveis minerais. Existem técnicas experimentais para criar combustível a partir da absorção da luz solar em uma reacção química de modo similar à fotossíntese vegetal - mas sem a presença destes organismos.
A radiação solar, juntamente com outros recursos secundários de alimentação, tal como a energia eólica e das ondas, hidro-electricidade e biomassa, são responsáveis por grande parte da energia renovável disponível na terra. Apenas uma minúscula fracção da energia solar disponível é utilizada.

Como aproveitar a energia solar

Existem várias maneiras de aproveitar e utilizar a energia solar, as mais conhecidas e utilizadas são a térmica e a foto voltaica(eléctrica).

Aproveitar a energia solar para usos térmicos: O aproveitamento da energia solar para fins térmicos é feito a partir de colectores solares(paineis).

A imagem ao lado representa o sistema designado por termosifão da junkers. Para saber de preços, instalações ou assistência tem a página de Contactos.

Ao contrario do que algumas pessoas pensam, a água não circula pelo painel para ser aquecida. Esta está dentro do cilindro e é aquecida através do liquido solar. O liquido solar está em constante movimento e é aquecido no painel através do aproveitamento da energia solar, este liquido entra na parte inferior do painel e o seu movimento ascendente é natural devido ao aquecimento. Assim como a água no cilindro esta sempre mais fria em baixo do que em cima. Desta maneira a entrada de água é em baixo e a saída em cima.
Para manter a água quente o cilindro é revestido a poliurtano, que é um excelente isolante térmico.

Perguntas frequentes:

Tenho água quente mesmo quando não há energia solar suficiente?

Bem, de certeza que sim. Mas possivelmente não será graças ao painel.
Nestes casos temos várias hipóteses.

1ª - Usar um esquentador de apoio. Um simples esquentador apoiado por um modulo solar vai satisfazer as suas necessidades de água quente quando não há energia solar disponivel. A maneira deste funcionar é muito simples, se não houver temperatura suficiente na água que vem do painel, o esquentador arranca para aquecer a água. Esta é uma das soluções mais eficientes para esta questão. Para saber preços de modulo solar consulte-nos

2º O termosifão, pode ser equipado com uma resistência. Esta liga quando a água fica abaixo dos 65 graus +/-. Este método embora seja mais económico no acto de montagem acarreta alguns problemas. Desde logo existe a possibilidade de a resistência estar a trabalhar nas horas mortas, quando ninguém utiliza o cilindro. A maneira de ultrapassar este desafio é ter um relógio ligado para que a resistência funcione apenas quando é necessário.